quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sabias que...

Lisboa possui um dos centros comerciais mais vistosos do mundo - o Centro Comercial Vasco da Gama - que foi construído para parecer um enorme navio.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Coca-Cola reúne 125 anos de história em campanha

N
o âmbito da comemoração dos seus 125 anos, celebrados a 8 de Maio, a Coca-Cola avançou esta semana, no mercado britânico, com uma campanha que reúne anúncios e imagens da história da bebida ao som de “I’d Like to Teach The World To Sing”. Segundo informações do Brand Republic, a iniciativa foi desenvolvida pelo escritório espanhol da McCann-Erickson, em parceria com as filiais búlgara e italiana. No âmbito da celebração do aniversário da marca, foi ainda criada pelo ilustrador britânico James Jarvis uma edição limitada de seis latas.
De acordo com o director de mercado de activação da Coca-Cola para a Grã-Bretanha, Zoe Howorth, a Coca-Cola «sempre foi sinónimo de felicidade e é tão relevante hoje como o era em 1886». O aniversário marca a data em que a Coca-Cola começou a ser comercializada, em Altanta, nos EUA.



Marketeer

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Ciência das Compras

Como prometido, aqui fica o último excerto do livro (uma das partes cómicas e interessantes) que recomendámos anteriormente:

"(...) Descobrimos quase acidentalmente um fenómeno conhecido como o efeito do toque traseiro. Enquanto estávamos a fazer um estudo para a Bloomingdale's de Nova Iorque, colocámos uma câmara numa das principais entradas do piso inferior e, por acaso, a câmara apanhava também um expositor de gravatas que se encontrava perto da entrada, no corredor principal. Ao analisarmos a gravação para estudar a forma como os clientes utilizavam a entrada nas horas de maior movimento, reparámos numa coisa estranha que estava a acontecer junto ao expositor de gravatas. Os clientes aproximavam-se do expositor, paravam e começavam a escolher gravatas, até que as pessoas que entravam ou saíam da loja chocavam contra eles uma ou duas vezes. Ao fim de algumas colisões deste tipo, a maioria dos clientes afastava-se do caminho, abandonando o expositor de gravatas. Vimos esta situação repetir-se várias vezes, até que se tornou claro para nós que os clientes - especialmente as mulheres, embora também se aplicasse a um certo número de homens - não gostavam de ser empurrados ou tocados por trás, acabando por se afastar dos artigos nos quais estavam interessados para evitar mais contactos físicos desagradáveis. Quando confirmámos a situação com o nosso cliente, fomos informados de que as vendas daquele expositor eram inferiores ao que era esperado para um expositor colocado numa das principais áreas de passagem. Concluímos que o facto do toque traseiro era a razão pelo qual o expositor tinha um desempenho tão negativo.
Quando apresentei as nossas conclusões ao presidente da empresa, ele ergueu-se de um pulo na mesa de reuniões, agarrou num telefone, ligou para a loja e ordenou que alguém mudasse imediatamente aquele expositor para um sítio que não ficasse no corredor principal. Algumas semanas mais tarde o responsável pelo planeamento da loja ligou-me para me informar de que as vendas daquele expositor tinham aumentado rápida e substancialmente."

terça-feira, 19 de abril de 2011

"Concorrência Censurada"

Na sequência de um post, que fazia referência à marca Coca-Cola, decidimos publicar algo sobre a "guerra" entre as marcas! E quem será que lidera esta Guerra Mundial de marcas?? hmmm.... A bolacha Torrada com 
a bolacha Maria? :D  -- Claro que não! Este duelo chama-se Coca-Cola VS Pepsi.

A Coca-Cola e a Pepsi criadas em 1886 e 1903, respectivamente, são duas grandes rivais que tentam dominar o mercado dos refrigerantes. Ambas as marcas, através de publicidade, criaram uma “guerra”, a nível global, a fim de conseguirem o melhor posicionamento no mercado.

Um exemplo dessa guerra e das tentativas, por ambas as marcas, para se derrubarem uma à outra é esta publicidade da Pepsi, que foi censurada:




Algumas marcas fazem uso do Marketing, com o objectivo de minimizar a imagem das duas concorrentes acabando assim por se prejudicar também a si – pois resulta disto uma guerra, tipo efeito bola de neve.



O Grupo

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Ciência das Compras

Já começaste a ler o livro que te recomendámos há uns dias? :D Fica aqui um excerto para te despertar a curiosidade:
"A manifestação mais divertida do problema das mãos que já vi foi num supermercado que visitei. Como acontece com praticamente todos os comerciantes dos EUA actualmente,  este supermercado decidiu instalar um café onde os clientes podiam sentar e tomar qualquer coisa se lhes apetecesse. Este não foi o primeiro café que vi num supermercado, mas foi o primeiro que percebeu realmente como a coisa deveria funcionar. Também instalaram suportes para os copos nos carrinhos de compras, o que significava que os clientes podiam empurrar os seus carrinhos e beber ao mesmo tempo. Aposto que aquele gesto, tão inteligente, ajuda a vender café."

Continua... durante esta semana publicamos mais um excerto - é da próxima que te rendes à leitura do livro :D 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Flashmob da Coca-Cola

Ainda na "onda" do Marketing Guerrilha decidimos dedicar este post a um dos flahmobs mais originais, feito pela Coca-Cola, na Alemanha, em 2007.



Super original :D
O grupo

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Conferência "Marketing de Guerrilha"

No dia 5 de Abril, o nosso grupo foi até Leiria assistir a uma Conferência sobre "Marketing de Guerrilha" da ESTG. Esta conferência foi organizada por alguns alunos de Marketing da escola e teve a duração de 4 horas com uma pausa para o Coffee Break (um dos momentos altos das conferências com café e bolos à borla para a malta xD).

A conferência foi iniciada por Flávio Gart, o director criativo da  Bazooka (empresa portuguesa de Marketing de Guerrilha), que explicou o que era Marketing Guerrilha, as técnicas que a empresa utiliza e mostrou algumas campanhas de Marketing Guerrilha muito originais e criativas.
Uma das campanhas realizadas pela Bazooka foi "Mondego Residence - Pronto para Apanhar este Barco" - uma acção de intervenção urbana para o Condomínio Mondego Residence, em Coimbra, que tinha como objectivo aumentar a notoriedade e empatia do Condomínio junto dos jovens estudantes que procuram um lugar para viver durante os próximos anos de vida universitária. Para isso milhares de flyers dobrados em formato de barquinhos de papel foram colocados em pontos estratégicos da Cidade de Coimbra. Esta foi uma forma criativa e rentável de publicitar o Condomínio evitando assim o desinteresse que habitualmente temos pelos flyers e o hábito de pegar neles e deitar logo no lixo sem ler (às vezes ainda vemos as imagens coloridas mas somos demasiados preguiçosos para juntar as letras e ler as palavras que estas originaram).


Vai a www.bazooka.pt e sabe mais sobre Marketing de Guerrilha e as suas Ideias com Impacto :D

De seguida, foi abordado o tema - "Guerrilha nas Marcas" pela Professora Doutora  Elizete A. Kreutz (Univates e Observatório de Marcas/Brasil) e pelo Professor Francisco Mas (Universidade Mayor e Observatório de Marcas/Espanha) - professor que falou em castelhano e dado a nossa ignorância perante a língua foi um momento engraçadito e que suscitou umas gargalhadas de ignorância :b

Após o Coffee Break, voltamos para dentro do auditório (que ainda não tinha referido - era ENORME) para ouvir Fernando Rodrigues que nos veio falar de Neuromarketing de Guerrilha - sabes o que é isto? hmm... nós não sabíamos mas, acredita que aprendemos imenso sobre o assunto num curto espaço de tempo cheio de surpresas e onde a palavra Dopamina foi a mais repetida por este palestrante que teve um desempenho e uma presença muito dinâmica e cativante.
Ficámos então a saber que Neuromarketing avalia o que está na mente do consumidor. É a união do marketing com a ciência, é considerado uma chave para o entendimento da lógica de consumo, que visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas através do estudo das reacções neurológicas a determinados estímulos externos.O Neuromarketing trabalha a Amígdala, o Hedonismo e o Núcleo Accumbens. Algures no nosso cérebro temos o Hipocampo e uma forma de o estimular é recordar memórias... aqui começam as surpresas e os grandes momentos tarde! Após explicar a teoria, decidiu mostrar-nos na prática o nosso Hipocampo e a Dopamina a estimular... e... de repente... surge a "CR7" da concertina!


Isto foi a melhor actuação de concertina que já vimos na vida! Mostrou-nos que a concertina não é um instrumento pimba como estamos habituadas a ouvir e, quando tocada por esta rapariga - Sónia - torna-se um instrumento brutal! Parabéns Sónia :)


Após este grande momento, veio outro grande momento :D um flashmob em plena conferência! Começamos a ouvir a famosa música The Time (DirtyBit) - Black Eyed Peas e a ver pessoas vestidas com uma t-shirt rosa a aparecer de todo o lado vindos do nada e a começar a dançar - parecia que alguém os estava a duplicar com super-poderes. Simplesmente Brutal:




O Marketing é uma caixinha de surpresas que abre todos os dias com algo novo. Esta conferência foi mais uma experiência resultante do nosso trabalho que nos permitiu estabelecer uma relação mais próxima do tema através dos conhecimentos adquiridos ao longo destas 4 horas. Obrigada por nos proporcionarem uma tarde como esta : D !

O Grupo B