quarta-feira, 6 de abril de 2011

Conferência "Marketing de Guerrilha"

No dia 5 de Abril, o nosso grupo foi até Leiria assistir a uma Conferência sobre "Marketing de Guerrilha" da ESTG. Esta conferência foi organizada por alguns alunos de Marketing da escola e teve a duração de 4 horas com uma pausa para o Coffee Break (um dos momentos altos das conferências com café e bolos à borla para a malta xD).

A conferência foi iniciada por Flávio Gart, o director criativo da  Bazooka (empresa portuguesa de Marketing de Guerrilha), que explicou o que era Marketing Guerrilha, as técnicas que a empresa utiliza e mostrou algumas campanhas de Marketing Guerrilha muito originais e criativas.
Uma das campanhas realizadas pela Bazooka foi "Mondego Residence - Pronto para Apanhar este Barco" - uma acção de intervenção urbana para o Condomínio Mondego Residence, em Coimbra, que tinha como objectivo aumentar a notoriedade e empatia do Condomínio junto dos jovens estudantes que procuram um lugar para viver durante os próximos anos de vida universitária. Para isso milhares de flyers dobrados em formato de barquinhos de papel foram colocados em pontos estratégicos da Cidade de Coimbra. Esta foi uma forma criativa e rentável de publicitar o Condomínio evitando assim o desinteresse que habitualmente temos pelos flyers e o hábito de pegar neles e deitar logo no lixo sem ler (às vezes ainda vemos as imagens coloridas mas somos demasiados preguiçosos para juntar as letras e ler as palavras que estas originaram).


Vai a www.bazooka.pt e sabe mais sobre Marketing de Guerrilha e as suas Ideias com Impacto :D

De seguida, foi abordado o tema - "Guerrilha nas Marcas" pela Professora Doutora  Elizete A. Kreutz (Univates e Observatório de Marcas/Brasil) e pelo Professor Francisco Mas (Universidade Mayor e Observatório de Marcas/Espanha) - professor que falou em castelhano e dado a nossa ignorância perante a língua foi um momento engraçadito e que suscitou umas gargalhadas de ignorância :b

Após o Coffee Break, voltamos para dentro do auditório (que ainda não tinha referido - era ENORME) para ouvir Fernando Rodrigues que nos veio falar de Neuromarketing de Guerrilha - sabes o que é isto? hmm... nós não sabíamos mas, acredita que aprendemos imenso sobre o assunto num curto espaço de tempo cheio de surpresas e onde a palavra Dopamina foi a mais repetida por este palestrante que teve um desempenho e uma presença muito dinâmica e cativante.
Ficámos então a saber que Neuromarketing avalia o que está na mente do consumidor. É a união do marketing com a ciência, é considerado uma chave para o entendimento da lógica de consumo, que visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas através do estudo das reacções neurológicas a determinados estímulos externos.O Neuromarketing trabalha a Amígdala, o Hedonismo e o Núcleo Accumbens. Algures no nosso cérebro temos o Hipocampo e uma forma de o estimular é recordar memórias... aqui começam as surpresas e os grandes momentos tarde! Após explicar a teoria, decidiu mostrar-nos na prática o nosso Hipocampo e a Dopamina a estimular... e... de repente... surge a "CR7" da concertina!


Isto foi a melhor actuação de concertina que já vimos na vida! Mostrou-nos que a concertina não é um instrumento pimba como estamos habituadas a ouvir e, quando tocada por esta rapariga - Sónia - torna-se um instrumento brutal! Parabéns Sónia :)


Após este grande momento, veio outro grande momento :D um flashmob em plena conferência! Começamos a ouvir a famosa música The Time (DirtyBit) - Black Eyed Peas e a ver pessoas vestidas com uma t-shirt rosa a aparecer de todo o lado vindos do nada e a começar a dançar - parecia que alguém os estava a duplicar com super-poderes. Simplesmente Brutal:




O Marketing é uma caixinha de surpresas que abre todos os dias com algo novo. Esta conferência foi mais uma experiência resultante do nosso trabalho que nos permitiu estabelecer uma relação mais próxima do tema através dos conhecimentos adquiridos ao longo destas 4 horas. Obrigada por nos proporcionarem uma tarde como esta : D !

O Grupo B

6 comentários:

  1. Ainda bem que gostaram :)
    a nossa intenção era mesmo essa
    fazer a diferença :D e fazer conhecer a nossa marca Marketing@IPLeiria ;)

    ResponderEliminar
  2. O prazer foi todo nosso em ter o auditório tão cheio, em ver um público tão interessado!!
    Espero que estas surpresas tenham ajudado a superar as expectativas...

    Afinal somos Marketing@IPLeiria!! =D

    ResponderEliminar
  3. Gostámos imenso e recomendamos a vossa marca ! :D

    ResponderEliminar
  4. Parabéns por este texto, aliás!, por este blog!

    É muito bom saber que vocês se interessam por Marketing e que gostaram da nossa conferência :D

    Só um reparo: a Sónia, a moça do acordeão, não é aluna de Marketing (é normal vocês desconhecerem tal facto, portanto não me levem a mal! ;) )

    Cumps,
    Wilson

    Visitem! http://marketing-ipleiria.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que gostas-te do nosso blog :D é bom saber que o nosso trabalho tem algum valor :)

    Obrigada pela correcção do erro no texto :^) !

    Bom fim-de-semana! ;D

    ResponderEliminar