sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Marketing Mix - os 4 P's

O Marketing Mix é, provavelmente, o termo mais famoso de Marketing. Este refere-se às ferramentas que uma empresa utiliza para promover eficazmente o seu negócio no mercado e é composto pelos 4 P's - Product, Price, Promotion e Place.
  1. Product (produto)refere-se ao item, que a empresa tem para vender ao consumidor. Marketing mix nesta fase, consiste no nome do produto, na embalagem e como vai ser diferenciado de produtos semelhantes, existentes na loja.
  2. Price (preço) - é o valor que a empresa irá cobrar aos consumidores. Normalmente, o preço é muito bem pensado, porque a definição de um preço demasiado alto pode resultar em poucas vendas. Há também perigos na definição de um preço demasiado baixo, uma vez que tal preço poderá fazer com que os potenciais clientes duvidem da qualidade do produto. Marketing mix pode também incluir incentivos, preços especiais, ou cupões.
  3. Promotion (divulgação)é a forma como a empresa divulga o produto. Envolve trabalhar com lojas que façam a distribuição de amostras, realização de eventos de relações públicas, fazer publicidade na imprensa, áudio, ou ambos. O ‘papel’ que a promoção (divulgação) do produto ocupa em marketing mix depende do valor que a empresa esteja disposta a gastar para o efeito. A Internet é também um bom mercado para a promoção de produtos e campanhas on-line que, podem ser bastante baratas e eficazes.
  4. Place (local) é a arte de colocar o produto no lugar certo na hora certa. A colocação adequada é importante, para que o consumidor veja o produto e o deseje. Isto faz parte do marketing mix, porque os comerciantes devem atrair retalhistas e obter espaço de destaque nas lojas, se quiserem que os seus produtos vendam bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário