sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O reino da forma

Será que o conteúdo de um produto faz-se valer por si só ou as embalagens têm um papel determinante na escolha do consumidor? E há nesta área tendências em termos do que os consumidores procuram?

Se é verdade que há cada vez mais produtos para responderem a todas as necessidades dos consumidores, (mesmo aquelas que eles ainda não sabiam que tinham), é igualmente verdade que a indústria das embalagens tem vindo a responder com inovações a nível do formato, cores e preocupações de sustentabilidade de produtores e consumidores. Não nos esqueçamos que o primeiro contacto com os produtos é feito exactamente através da “roupagem” que o envolve, ou seja, a sua embalagem.

Veja-se o que diz o inquérito realizado pela Datamonitor na segunda metade de 2008 em 15 países da Europa, Ásia Pacífico, América do Sul e EUA que mostra que mais de metade dos consumidores sentem que o design de embalagem tem um nível de influência médio ou elevado nas suas opções de compra de produtos alimentares e bebidas.

Na realidade, de acordo com este estudo, são os franceses aqueles que dizem atribuir maior importância ao impacto da embalagem nas suas decisões de compra, com 41% a revelarem uma influência média e 26% a atribuírem-lhe alta ou muito alta influência. Seguem-se os espanhóis e italianos, enquanto que em países como a Alemanha, Reino Unido ou Holanda, embora metade dos inquiridos reconheça a influência da embalagem, não lhe atribui um carácter determinante. A mesma situação se assiste nos EUA.

Já nas economias emergentes, como a Índia, são 88% os inquiridos que reconhecem ser influenciados e na China são 78%. No Brasil e na Rússia, a importância do design é reconhecida por 66 e 65% dos inquiridos, respectivamente.

Fonte: DistribuiçãoHoje - Joana Correia

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