quarta-feira, 30 de março de 2011

Recomendamos ... A Ciência das Compras

A Ciência das Compras é um livro surpreendente acerca da evolução da cultura de consumo. É um livro sobre todos nós (sejamos mães de família, homens solteiros, crianças ou adolescentes viciados em compras ou reformados) e sobre aquilo que fazemos - e não fazemos - em lojas, restaurantes e supermercados. Com humor, perspicácia e muitos dados concretos, o antropólogo do consumo Paco Underhill leva-nos numa viagem pelo melhor e pelo pior do mundo das compras. Para comerciantes, A Ciência das Compras é um guia indispensável; para o público em geral, é um espelho engraçado, cativante e por vezes desconcertante dos nossos comportamentos enquanto consumidores.

A Ciência dos Compras explica porque é que fazemos aquilo que fazemos, reparamos naquilo que reparamos, ignoramos aquilo que ignoramos e acabamos por comprar aquilo que compramos. Um livro tão divertido quanto instrutivo, que vai mudar a forma como vemos os espaços comerciais - e como nos vemos a nós próprios!

terça-feira, 29 de março de 2011

Heineken com lata Touch


A
holandesa Heineken lançou no mercado brasileiro a Heineken Touch, uma lata com acabamento em verniz e uma superfície em alto-relevo, que provoca uma sensação táctil nos consumidores.
“Heineken Touch. Marcante em todos os sentidos” é a assinatura da nova embalagem, que substituirá a actual e que se tornará parte do portefólio de produtos da Heineken no Brasil.
Já há algum tempo que a marca de cervejas tem vindo a investir em estratégias de marketing que envolvem experiências. Seguindo o exemplo da Coca-Cola, a insígnia criou um museu para contar toda a história da bebida, denominado “Heineken Experience”. O espaço interactivo ocupa quatro andares de um edifício em Amesterdão, onde anteriormente funcionava a sede da empresa.


Marketeer

segunda-feira, 28 de março de 2011

WaitForLess propõe nova forma de comprar online



A WaitForLess é uma plataforma de comércio electrónico criada em Portugal que propõe uma nova forma de comprar produtos como computadores ou televisões a uma fracção de preço.
No www.waitforless.com os preços podem ser consultados mediante a utilização de um crédito no valor de 0.50€ e de cada vez que o preço de um produto é visualizado, diminui 0.15 euros. Assim, quantas mais visualizações tiver o custo dos itens, mais este desce. Os créditos utilizados nas consultas são acumulados e podem ser descontados numa nova compra. Ao contrário do que acontece com as licitações dos sites de leilões, nesta nova plataforma as compras podem ser feitas de imediato, se os utilizadores assim o entenderem.
O WaitForLess disponibiliza uma funcionalidade que permite acompanhar os produtos em regime offline, de forma a poderem ser consultados por e-mail ou sms. Poderá ser determinado um preço para que o utilizador seja notificado quando a sua escolha atingir o preço definido, sendo assim automaticamente comprado.

Revista Marketeer

sexta-feira, 25 de março de 2011

A aposta das empresas no Marketing Digital


Actualmente, grande parte das empresas – mesmo as mais pequenas – têm já uma presença online, seja através de um website ou, até, de uma página do Facebook.
Segundo um estudo do INE (2005), o segmento das PME’s (Pequenas e médias empresas) representa 99,6% do tecido empresarial português. As PME’s recorrem a um conjunto de estratégias ao nível das novas tecnologias para estimular a venda de bens e/ou prestação de serviços. Exemplos de algumas estratégias:
·         Website institucional – pois quando alguém procura algo, recorre à internet. É cómodo, rápido e permite obter informação transparente. O website tornou-se, assim, numa ferramenta de comunicação indispensável, sendo decisivo para que um potencial cliente entre em contacto ou opte pela concorrência.
·         Redes sociais – as redes sociais são a grande atracção do momento. Facebook, Twitter, Linkedin, Hi5, Flickr, fazem já parte do nosso vocabulário regular sendo uma boa estratégia para estas empresas promoverem directamente produtos e/ou serviços.
·         Email Marketing – continua a ser extremamente eficaz, quando bem segmentado e personalizado, respeitando as regras do email marketing
·         Blogs corporativos – são uma importante ferramenta para desenvolver o relacionamento com os clientes. Além disso, são facilmente reconhecidos pelos motores de busca.


Grupo B 

quarta-feira, 9 de março de 2011

Resultados dos inquéritos realizados

Os inquéritos foram aplicados a uma amostra da Comunidade Escolar, sendo que incidiram sobre alunos de 10º, 11º e 12º anos da Escola Secundária de Pombal e decorreram durante os dias 10 e 11 de Fevereiro entre as 8h30 e 10h e entre as 10h15 e as 11h45, respectivamente. Com este inquérito pretende-se compreender o modo como a publicidade emitida nos meios de comunicação social influencia o consumo dos jovens.

 


















Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a totalidade destes jovens considera que há um excesso de publicidade na nossa sociedade. No entanto, a maior parte dos inquiridos não admite que a publicidade influencia o seu consumo.  
Com base nos resultados do inquérito decidimos propor à escola a sua adesão a um espaço virtual especialmente destinado às Escolas, Alunos e Professores que se intitula por DECOJovem. Este espaço constitui uma rede inter-escolar que se dedica especialmente à Educação dos jovens consumidores, proporcionando uma estrutura de apoio e orientação para o tema da Educação do Consumidor.

terça-feira, 8 de março de 2011

Sanyo | Enelooper Glitter

pilhas_eneloop_sanyo_600
  
    Para comemorar os 5 anos das pilhas recarregáveis Eneloop, a Sanyo lançou esta edição comemorativa salpicada de glitter (brilho).


Fonte: Comunicadores

sexta-feira, 4 de março de 2011

Modelo torna-se Continente dia 15 de Março


Será já a partir do próximo dia 15 de março que a marca Modelo deixará de existir e que todas as suas lojas assumirão a marca Continente.

A estratégia agora seguida pela Sonae MC está em linha com o que já havia feito a Jerónimo Martins que também tinha decidido fundir a sua marca Feira Nova em Pingo Doce de modo a poder concentrar todos os seus esforços e investimentos apenas numa marca e torná-la mais forte.


Fonte: Distribuiçãohoje.com

quinta-feira, 3 de março de 2011

Colgate Max Fresh Night | Pizza Box


      Para promover o diferencial da sua nova pasta de dentes “Max Fresh Night”, a Colgate distribuiu caixas de pizza para que as pizzarias locais fizessem suas entregas. Com criação da Y&R Paris, as caixas tinham a imagem de uma boca, e o recado: “Não deixe o hálito do seu jantar ser o seu hálito da manhã”.

Fonte: Comunicadores